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domingo, 14 de abril de 2013

Wellness

                           

      
                            MEXA-SE, É BOM DEMAIS !!!

                         
                         EXERCÍCIO É REMÉDIO

 JÁ SÃO BASTANTE CONHECIDOS OS EFEITOS BENÉFICOS DA PRÁTICA ESPORTIVA , DESDE UM ESFORÇO BÁSICO ATÉ AS PERFORMANCES MAIS AVANÇADAS.
O QUE É DESCRITO NA LITERATURA ENVOLVE VÁRIOS RESULTADOS:
EFEITOS ANTROPOMÉTRICOS OU NEUROMUSCULARES:
-DIMINUIÇÃO DA GORDURA CORPORAL
-AUMENTO DE MASSA MUSCULAR
-FORTALECIMENTO
-AUMENTO DA DENSIDADE ÓSSEA
-REFORÇO DO TECIDO CONETIVO
-MELHORA DA FLEXIBILIDADE

 PRINCIPAIS EFEITOS METABÓLICOS (*REAÇÕES QUÍMICAS DE FORMAÇÃO OU QUEBRA DE MOLÉCULAS):
-AUMENTO DO VOLUME SISTÓLICO 
-DIMINUIÇÃO DA FREQUÊNCIA CARDÍACA BASAL E NO ESFORÇO
-MELHORA DA CAPACIDADE AERÓBICA (AEROBIOSE É ARESPIRAÇÃO CELULAR QUE PRODUZ ENERGIA NA PRESENÇA DE OXIGÊNIO)
-MELHORA DA CAPACIDADE PULMONAR
-BOM CONTROLE DA PRESSÃO ARTERIAL
-MELHORA DO PERFIL LIPÍDICO(GORDURA NO SANGUE)
-AUMENTA A SENSILBILIDADE À INSULINA,CONTROLANDO A GLICEMIA.

EFEITOS PSICOLÓGICOS:
- MELHORA DA AUTO ESTIMA
-MELHORA DA IMAGEM PESSOAL
-REDUÇÃO DO ESTRESSE E DA ANSIEDADE
-MELHORA DA TENSÃO MUSCULAR E DA INSÔNIA
-DIMINUI A NECESSIDADE DE MEDICAMENTOS
-INCREMENTA A FUNÇÃO COGNITIVA E DA SOCIALIZAÇÃO

DIANTE DISSO, O EXERCÍCIO FÍSICO MOSTRA-SE MUITO IMPORTANTE NO CONTROLE,   TRATAMENTO, PREVENÇÃO DE DOENÇAS, COMO  DIABETES, CARDIOPATIAS, HIPERTENSÃO, ARTERIOSCLEROSE ,VARIZES, PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS, PROBLEMAS REUMÁTICOS,DORES CRÔNICAS, PROBLEMAS MENTAIS OU  PSICOLÓGICOS.


QUANDO FOR POSSÍVEL CONTRATAR, O QUE PENSO SER  UM INVESTIMENTO ESSENCIAL PARA A SAÚDE ,  CONSIDERO A ORIENTAÇÃO DE UM PERSONAL TRAINER  INDISPENSÁVEL.
APROVEITO E HOMENAGEIO ESSES PROFISSIONAIS TÃO DEDICADOS, E QUE NÃO SÃO VALORIZADOS A CONTENTO, NA MENTALIDADE LOCAL E NACIONAL.
CONSIDERO TODOS ELES OS GUARDIÕES DO NOSSO BEM ESTAR.

























Particularmente, eu aprecio muito a prática esportiva por múltiplas razões, a maioria já citadas.
Com o passar do tempo perde-se massa muscular, e reduz-se a capacidade cardiorrespiratória, portanto, com o tempo, aumentam-se o risco de doenças circulatórias graves, de lesões osteoarticulares e neuromusculares.
A cultura da atividade física sistematizada (organizada e constante) faz parte dos preceitos de qualidade de vida das gerações mais recentes (talvez dos últimos 25 -30 anos), e incorporada na rotina de indivíduos de todas as idades.
A busca por uma saúde e um corpo ideal alavancam o desenvolvimento nas pesquisas e expansão da Educação Física.
Defendo um tipo de treino que propõe a associação de exercícios aeróbicos,Power Plate , musculação e alongamento,por observação dos benefícios pessoais.

AERÓBICO NO ELÍPTICO


A LUTA É UMA OUTRA FORMA DE EXERCÍCIO AERÓBICO,QUE ALÉM DE QUEIMAR GORDURA, MELHORA A AGILIDADE,O EQUILÍBRIO, A FLEXIBILIDADE, A CONCENTRAÇÃO, E OUTROS ELEMENTOS PARA UM BOM CONDICIONAMENTO FÍSICO. ALÉM DO QUE , ELA LEVA A UM RELAXAMENTO GLOBAL, E OTIMIZA O AUTO CONTROLE PARA QUE EVITEM-SE CONTENDAS FÍSICAS E VERBAIS FORA DA ACADEMIA (MUITOS RISOS).

O exercício aeróbico compõe-se de um trabalho de grupos musculares de forma ritmada e contínua,que requer produção de energia para os músculos, à partir do oxigênio, entregando o mesmo aos tecidos de forma mais rápida.Com isso , a capacidade cardíaca e respiratória vão condicionando-se a uma performance progressivamente superior.Ele é importante na queima de gorduras.


POWER PLATE (PP)
Na minha observação pessoal,o Power Plate recruta fibras musculares não atingidas pelo trabalho muscular convencional.Percebi que houve uma melhora importante das dores musculares e articulares crônicas .O PP potencializa a força,o equilíbrio e a flexibilidade proporcionada por outras modalidades.

O "Power Plate" chegou no Brasil em 2005, mas começou a bombar mesmo, só agora.
 O "Power Plate" é um aparelho para ginástica, fisioterapia ou relaxamento na forma de uma plataforma que vibra; o individuo realiza os exercícios convencionais sobre esta plataforma, com a diferença que ela gera vibrações mecânicas , provocando desequilíbrios e forçando o individuo a utilizar mais músculos para manter o equilíbrio ao mesmo tempo em que realiza o exercício.
Foi desenvolvido  para recuperar em astronautas, em curto tempo, das perdas de força e massa muscular , densidade óssea e desajuste do sistema endócrino ,por sequelas da gravidade zero e o desuso.
 O principio é fazer com que os músculos sejam estimulados através do reflexo constante de contração-relaxamento criado pela instabilidade da placa.
 Sua eficiência foi comprovada por estudos feitos pela American College of Sports Medicine e as vantagens são descritas como:
- redução do tempo de treinamento: é possível trabalhar todo o corpo em aproximadamente 20 minutos.
- resultados superiores ao treino comum por solicitar maior número de fibras musculares para um mesmo exercício, permitindo o melhor desenvolvimento da força e massa muscular.
- o esforço despendido para executar o movimento é maior, mas não há sobrecarga de peso.
- menor desgaste articular.
Apesar dessas vantagens é preciso começar devagar. Mesmo quem está acostumado a exercícios, sente uma certa dificuldade, e é importante que se tenha boa consciência corporal e um professor para acompanhamento constante, pois como qualquer outro exercício, se mal feito pode acarretar lesões.
Também não dá para se iludir, achando que é só subir que o aparelho vai fazer milagres, mesmo a cantora Madonna, não ficou com o corpo de "Madonna" só utilizando essa máquina; ela é dedicadíssima aos exercícios, faz muita musculação, se empenha na "power yoga". É mais difícil fazer os exercícios na plataforma e por isso é preciso muito esforço.
O Power Plate tem sido muito utilizado para fins terapêuticos, principalmente na prevenção da perda da densidade óssea. Outras aplicações são utilizadas, mas sempre com protocolos exclusivos para essas aplicações, por exemplo, na reabilitação pós-cirurgica, estabilização postural, prevenção da atrofia muscular, etc.
O trabalho no Power Plate possui todos os benefícios de uma atividade física regular e bem orientada, inclusive na estimulação do sistema hormonal (produção natural de testosterona, do hormônio do crescimento, na inibição do *cortisol).
*Cortisol: hormônio liberado em resposta ao estresse, ele aumenta a pressão arterial, o açúcar do sangue, além de suprimir o sistema imune.
Um possível resultado em menor tempo vai depender sempre de vários fatores como, o histórico de ginástica, grau de condicionamento físico que se encontra no inicio do treino, freqüência e intensidade do treino e outros.

Tem contra-indicação?

O Power Plate é relativamente novo e até então não foi descrita nenhuma contra-indicação,desde que o programa de exercícios seja adequado, seja montado respeitando as características de cada um e seus objetivos. Os exercícios que serão feitos no aparelho, serão os exercícios convencionais, porém será um pouco mais difícil executá-los, portanto o programa deve estar adequado para cada praticante.
(ARTIGO:VYAESTE)


               
MUSCULAÇÃO
Musculação é um meio de Treinamento ou uma modalidade na qual se integram as principais áreas de conhecimento sobre o comportamento fisiológico e  motor do corpo humano, objetivando entender e explicar as adaptações crônicas e agudas , decorrentes da aplicação de diversas estratégias e técnicas de treinamento.O treinamento de força é uma das ferramentas utilizadas na modalidade Musculação,que aborda também o treinamento aeróbico, o treinamento de flexibilidade e possibilidades de intervenções profiláticas em alguns dos principais desvios posturais. A Musculação surgiu na busca por uma boa qualidade de vida , que compreende a saúde músculo-esquelética (boa condição anatômica e funcional dos ossos,músculos e articulações)com a finalidade de melhorar aptidões físicas como força,resistência e flexibilidade que, uma vez bem desenvolvidas são essenciais para se realizar com conforto e segurança atividades diárias ,mesmo em situações de solicitações mais acentuadas.
musculação ou treinamento com pesos é um tipo de exercício resistido, com variáveis de carga, amplitude, tempo de contração e velocidade controláveis. Desse modo pode ser aplicada da forma isométrica (contração mantida), isocinética (com velocidade angular constante) ou isotônica (alternância de contrações concêntricas e excêntricas), contínua ou intervalada, leve, moderada ou intensa, com recursos aeróbios ou anaeróbios. Esta possibilidade de controle de tantas variáveis torna a musculação uma atividade física altamente versátil que pode ser praticada por pessoas de diversas idades para diferentes objetivos.
O treinamento com pesos se difere do fisiculturismo, levantamento de peso olímpico, levantamento de peso básico (ou powerlifting), e atletismo de força (ou strongman), que são esportes ao invés de formas de exercício. O treinamento com pesos, entretanto, geralmente faz parte do regime de treinamento dos atletas dessas modalidades.
Segurança
 As costas devem ser mantidas retas durante o agachamento e levantamento terra.O treino com pesos pode ser uma das formas mais seguras de exercício, especialmente quando os movimentos são lentos, controlados e cuidadosamente definidos. Entretanto, como qualquer outra forma de exercício, a execução incorreta pode resultar em lesões.


ALONGAMENTO
Alongamento  é o exercício  para preparar e melhorar a flexibilidade muscular ou seja, os músculos aumentam seu comprimento e como consequência a sua flexibilidade. Esse é o principal efeito do alongamento, pois assim será maior o movimento possível para uma determinada articulação.
É recomendado fazer o alongamento antes dos exercícios, por proporcionar maior agilidade e melhor condicionamento físico, ele também ajuda a impedir lesões musculares. Para se fazer o alongamento não é preciso habilidades atléticas. Para quem tem algum problema específico, basta apenas diminuir a intensidade do alongamento para não forçar as articulações e os músculos.Os alongamentos não são feitos apenas antes e depois dos exercícios, pois eles servem também para relaxar o corpo e a mente, e quando feitos de maneiras adequadas ele ainda traz os seguintes benefícios para o corpo: relaxamento muscular,flexibilidade,melhora circulatória,correção da postura,agilidade em idades avançadas,sensação de leveza,facilita a coordenação.


Adoro treinar durante as férias:horários tranquilos,sono em dia .sem a correria e o cansaço da rotina normal.Aqui com meu teacher de Floripa, personal trainer , atleta premiado do IFBBSC Nikolas Fourier.
                                        

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Não podemos esquecer que, um som motivador favorece um bom desempenho.
http://youtu.be/PDboaDrHGbA (dentre outros tantos sons adrenérgicos) ...:eletrônicas -House ,Progressive House, Eletro House,Trance \\ ou super rock´n roll -Ozzy Osbourne, Megadeath, Metallica, Foofighters, Iron Maiden, Aerosmith, Deep Purple, Led Zeppelin, Pearl Jam, Rush, Motorhead, Stepen Wolf, Avenged Seven Fold, Nightwish...e outros "monsters".




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O oposto de tudo o que foi comentado é o sedentarismo,que tem um grande peso no surgimento de doenças circulatórias e metabólicas graves.
causa ganho de peso, indisposição,hipertensão, diabetes, dislipidemia,dores generalizadas, limitações físicas de modo geral.

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OBS...
Para quem tem criancinhas, não há desculpas para não treinar :leve a mamadeira, brinquedinhos e converse com ela,Sem dúvida ela vai colaborar e divertir-se, e quando não, vai tirar uma sonequinha enquanto isso!




ESPORTE É SAÚDE, SAÚDE É FELICIDADE.
UM CORPO SAUDÁVEL É A MELHOR MORADIA QUE PODEMOS TER!
MEXA-SE !!!





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