Total de visualizações de página

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

                    
   AOS GULOSINHOS DE PLANTÃO...a"fome da madrugada"




    O bom das férias ,longe de casa,da correria , é que a liberdade de horários e compromissos permite-nos soltar a criatividade para quebrar a rotina de tudo.

    No momento das refeições , ou mesmo quando dá vontade fora de horário,tem dia que a preguiça só permite ingerir um fast food ou beliscar o que encontra-se na geladeira .No calor em excesso, frutas,sucos e saladinhas são o que caem melhor.

    Confesso, que nos meus dias de formiga,fico no sorvete e no doce, substituindo os pratos saudáveis.
(#ato.falho#errado#reconheço!).Mas são pequenas transgressões femininas ,das quais não abrimos mão, ocasionalmente. (risos)

    Entretanto, após dias negligenciado uma boa dieta ,chega uma hora que o paladar exige sensações mais complexas de degustação e prazer.

     Bem ,digo por mim, porque gosto de comer bem (comida bem feita) ,e sempre arrumo motivos para isso.
     Como diz o Dr.Francisco Gregori :"é sempre bom  ter um pouco de fome o dia todo, para ter motivação e programar alguns bons momentos do dia com ela.Ou seja,ninguém pode sair da mesa com aquela plenitude gástrica explosiva.Sempre é melhor parar de comer antes de saciar a fome.

     Motivos nem que sejam para um café ,um suco ou um belo jantar ,de preferência.São intervalos que nos motivam a convidar alguém para acompanhar-nos, e dar uns "breaks" agradáveis na rotina comum.

     A vida é feita de mimos ,que dependem de nós provocarmos.
     Hoje,de repente, houve uma inspiração noturna,que às vezes me acomete , junto com uma fome que talvez não esperasse mais do que 30 minutos.Aguentei firme e esperançosa pelo belo pratinho "gourmet" .Com esse intencional empenho, valeria o "sacrifício".E pasmem, em plena madrugada (01:15 a.m.).

      Pensei em Jamie Oliver, que tem um link que fala sobre como preparar jantares em 20 minutos,mas não cheguei a esse nível de  produtividade, ainda.O meu demorou 45 minutos.

      A invenção de moda de hoje deu certo...mas nem sempre dá.
      Para mim cozinhar um prato diferente , original, é um ritual equivalente a pintar um quadro.Só que nem todos tem talento nato ,e é aí que entra a vontade e o esforço em fazer o melhor.

     Os mestres da alta cozinha sabem impressionar e serem incomparáveis em todos os detalhes.Vivo e vejo isso em minhas viagens .Guardo cada experiência enogastronômica em fotos,e também muito fortes na minha memória sensorial (visão,olfato,paladar ,tato e a audição do vinho preenchendo a taça).

     Voltando ao nosso modesto mundinho de cozinheira entusiasta ,aqui não usei receitas,medidas ou programação de menu.
    Pegamos uma coisa aqui ,outra ali e imaginamos a combinação de tudo com um pouquinho de equilíbrio (o que é individual ao paladar ,experiência e bom senso do "cheff" )....(risos)

      Vamos lá ,na foto do nosso jantar, há pouco,um prato totalmente vegano:arroz sete grãos com toques de uva passa branca (colocadas ao servir) ,acompanhado de um "abafadinho" de shimeji com mini tomates doces "crudos",apurados na manteiga ,vinho e temperos a gosto ;e uma salada de palmitos cortados em viés, entremeados com geléia de pimenta.Hummmmmm....desculpem a "modéstia". Bela alquimia.

     Como o "menu" resultou num sabor bem expressivo, escolhi um vinho à base de Cabernet Sauvignon do Chile ,que caiu muito bem .Para mim, um branco chardonnay  iria bem também.
     Imaginem assim:cada garfada em silêncio, de olhos fechados,mastigação calma,com medo que logo acabasse tão agradável momento (risos).

     Meu restaurante de hoje levaria pelo menos duas estrelas no Guia Michelin (muitos risos).

     Desculpem as brincadeiras.Não vou além de uma simples aspirante à cozinheira ,que chega a algum resultado bom pela vontade de fazer bem feito.Acho que isso já é um começo.
     Obrigada pela paciência e pela visita,bom dia !

    (TEFG)



     



2 comentários:

  1. Querida amiga,esse meu lado gourmet é como um lampêjo esporádico.Ousarei convidá-la ,uma horinha,desde que eu tenha uma certa "segurança" para não fazê-la de cobaia(risos).Esse prato você iria gostar ...bjos

    ResponderExcluir
  2. Très créative!!! Délice!!!! Bisousssssss <3.

    ResponderExcluir